FIM/ Dez anos e 6 milhões de jogadores depois, "Grand Chase" acaba com homenagem

E o jeito foi se despedir...

Na última segunda-feira (13) foram fechados os servidores de "Grand Chase", e o jogo cessou oficialmente suas atividades no Brasil. Ao longo de quase 10 anos, o game chegou a ter 6 milhões de jogadores. Criado na Coreia do Sul pela KOG, e (não mais) disponível em diversos países, foi justamente por aqui que o game fez mais sucesso.

Por isso, a Level Up Games, que foi a responsável por administrar "Grand Chase" no país por todos esses anos, organizou uma homenagem para marcar o encerramento, reunindo fãs em concertos que, claro, inspiraram muita nostalgia.

 
Lembranças e revolta
Mais de 1,5 mil fãs toparam pagar entre R$ 35 e R$ 240 em um ingresso para ir ao concerto de encerramento do "Grand Chase", que aconteceu em duas apresentações na cidade de São Paulo.
Dentre os fãs estavam os irmãos Murilo, 21, e William Pereira, 12. Murilo disse que não estava lá só por causa de seu irmão. "[William] começou a jogar comigo quando tinha quatro anos de idade e foi até o final por minha causa", conta.

Já  a estudante Camila Ruiz, 19, colecionou amizades no game. "Conheci muita gente de Minas Gerais, um pessoal que normalmente vinha pra cá por causa dos eventos de anime".

Nostalgia à parte, ainda havia muita gente inconformada com o fim do game. Giovana Albuquerque, 18, foi aos dois dias do concerto: "Foi linda a homenagem da Level Up, e foi muito triste ao mesmo tempo. Todos saíram chorando", contou. A jovem diz ter gasto R$ 2 mil no game, que era gratuito mas oferecia compras opcionais.

As músicas de homenagem foram bem arranjadas, e nem mesmo uma queda de luz no final não estragou a noite de homenagem, que terminou com a presença da dubladora Tânia Gaidarji, conhecida como a voz de Bulma em "Dragon Ball" e de Edel, uma das personagens de "Grand Chase".

Homenagem de fãs para fãs
Além de ter a iniciativa de montar o concerto, a Level Up convidou fãs a compartilharem conteúdos que criaram sobre o game. Os jogadores votaram e escolheram suas histórias favoritas, que foram ilustradas por artistas da própria comunidade para um livro comemorativo.

Um dos artistas é Eduardo "Ducke" Spangemberg, 23, que mora no Rio de Janeiro e trabalha como designer. Ele conta que teve seu primeiro contato com o Photoshop por causa do "Grand Chase". Ele usava o programa para fazer assinaturas de fórum.

Muitos dos fãs no concerto tinham histórias que exemplificavam como "Grand Chase" fez parte de suas vidas. Yarick Ivens, 20, diz que passou a se esforçar mais nos desenhos quando começou a participar dos concursos do jogo, enquanto Kauan Gonçalves, o "Wanderyen Erin", resolveu cursar game design por causa de sua paixão pelo jogo.

Já Jessica "Miyuu" Takahashi disse que foi sua mãe, na época jogadora de "Ragnarök Online", que a incentivou a baixar o "Grand Chase". Para ela, os personagens carismáticos e a história foram decisivos para fazê-la se apaixonar pelo jogo.

O jogo
"Grand Chase" foi um misto de jogo online de plataforma com ação em que você controlava um herói e lutava contra monstros no plano bidimensional.


Seu grande diferencial era a história, que se desenrolava durante as lutas e ia apresentando os personagens progressivamente. Além do modo multiplayer cooperativo, também havia o modo PvP, no qual jogadores podiam se enfrentar.

Era possível escolher entre 20 personagens e mais de 60 classes distintas, além de contar com inúmeras possibilidades de personalização e mascotes.

No Brasil, "Grand Chase" chegou a ter vários eventos exclusivos dentro do jogo, como os de Carnaval, Festa Junina e Dia da Independência.
 Fonte: UOL

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