The Godfather

The Godfather  é um filme norte-americano de 1972 baseado no livro de mesmo nome escrito por Mario Puzo dirigido por Francis Ford Coppola. É estrelado por Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Robert Duvall, Richard S. Castellano, Sterling Hayden, John Marley, Richard Conte e Diane Keaton, junto com John Cazale, Talia Shire, Al Martino e Abe Vigoda. O filme conta a história da família mafiosa Corleone, desde 1945 até 1955. Teve duas sequências: The Godfather: Part II, em 1974; e The Godfather: Part III em 1990.
The Godfather ganhou três Oscars, para melhor filme, melhor roteiro adaptado e melhor ator. Também foi selecionado para preservação pelo Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos.
No verão de 1945, Don Vito Corleone ouve pedidos de favores durante o casamento de sua filha Connie, enquanto seu filho adotivo, Tom Hagen, apenas escuta. O cantor e sobrinho do Don, Johnny Fontane, pede ajuda para estrelar um filme que vai ajudá-lo a re-erguer sua carreira. Hagen vai a Califórnia para se encontrar com o chefe do estúdio Jack Woltz com o objetivo de conseguir o papel para Fontane. Depois de recusar-se a escalar Fontane, ele acorda na manhã seguinte com a cabeça decapitada de seu valioso cavalo Khartum na cama.
Quando ele retorna, os lideres da família se encontram com Virgil "O Turco" Sollozzo, que pede a Don Corleone para proteger os negócios de heroína da família Tattaglia. Vito desaprova o negócio e acha que suas conexões políticas podem ser prejudicadas, assim recusando um acordo lucrativo. Ele manda seu homem de confiança, Luca Brasi, para aprender mais sobre a organização de Sollozzo, porém Brasi é morto pelos homens de Sollozzo..
Don Corleone é baleado cinco vezes nas costas más consegue sobreviver. Sollozzo sequestra Hagen e o convence a apresentar o negócio antes discutido ao filho mais velho do Don, Sonny. O filho mais jovem, Michael, que as outras famílias consideram como "civil", sem negócios com a máfia, impede uma segunda tentaiva de assassinato no hospital onde Vito estava sendo tratado, porém sua mandíbula é quebrada após receber um soco do Capitão McCluskey, um policial corrupto. Sonny retalia assassinando o filho de Don Philip Tattaglia, Bruno.
Sollozzo e McCluskey se encontram com Michael em um restaurante italiano para acertar a disputa. Ele finge querer ir ao banheiro, seguindo o plano, para pegar uma arma escondida lá. Ele retorna à mesa e mata Sollozzo e McCluskey. Ele deixa o país para se refugiar na Sicília, onde ele se casa com uma italiana chamda Apollonia. O terceiro irmão Corleone, Fredo, é mandado a Las Vegas onde ele é recebido pelos empresários financiados pela família. Uma guerra entre os Corleones e os outros membros das Cinco Famílias começa, enquanto a polícia tenta parar as atividades da máfia. Vito fica preocupado quando descobre o involvimento de Michael na situação, já que ele queria que Michael não se envolvesse com os negócios da família.
Sonny deixa a propriedade dos Corleones quando ele descobre que seu cunhado Carlo está abusnado de sua irmã Connie. Ele espanca Carlo e ameaça matá-lo se ele tocar nela outra vez. Mais tarde, Carlo bate em Connie outra vez e, após receber um telefonema, Sonny dirige até a casa deles. No caminho, ele sofre uma emboscada e é morto no pedágio de estrada. Enquanto isso, Michael escapa de uma tentativa de assassinato na Sicília quando sua esposa é morta em um carro bomba.
Don Vito se encontra com os Dons das outras Cinco Famílias e negocia a paz retirando sua oposição aos negócios de heroína de Tattaglia. Ele, com base em suas negociações, deduz que os Tattaglias estavam agindo pelo mais poderoso Don Barzini. Com sua segurança garantida, Michael retorna para os Estados Unidos. Mais de um ano depois ele se casa com sua antiga namorada americana Kay Adams. Quando Vito decide sair do comando da família, Michael assumi a posição de Don Corleone. Ele promete a Kay que os negócios da família serão legitimizados em cinco anos.
Michael conta aos caporegimes que ele planeja mudar as operações família para Nevada enquanto distribui os antigos negócios em Nova York para aqueles que decidem ficar. Michael escolhe Carlo para ir a Las Vegas e substituí Tom Hagen como conseglieri, colocando Vito no lugar. Vito esplica para um chateado Tom que ele e Michael têm outros planos para seu futuro na família.
Michael viaja para Las Vegas com a inteção de comprar o cassino de seu parceiro Moe Greene. Greene rejeita a proposta, chamando os Corleones de uma organização em declínio. Michael fica nervoso quando seu irmão Fredo apoia Greene contra os interesses da família.
Vito Corleone desmaia e morre enquanto brincava com seu neto Anthony. Em seu velório, o caporegime Tessio marca um encontro entre Michael e Don Barzini, agora uma figura dominante entre as famílias de Nova York. Como Vito avia avisado Michael, o envolvimento de Tessio denuncia sua aliança com os Barzinis, e o encontro e na verdade uma armadilha para matar Michael. O encontro é marcada para o mesmo dia do batismo do filho de Connie e Carlo, onde Michael será o padrinho.
Enquanto ocorre o batismo, os assassinos dos Corleones matam cada um dos Dons das outras famílias de Nova York e Moe Greene em Las Vegas. Após o batismo Tessio descobre que Michael sabia de sua traição, e é mandado para a morte. Michael confronta Carlo sobre seu envolvimento no assassinato de Sonny, dizendo que ele está fora da família e está indo imediatamente para Las Vegas. Após Carlo confessar que ele traiu Sonny com Barzini, ele é levado até um carro onde é enforcado por Clemenza.
Mais tarde, Connie junto com Kay acusam Michael de ter matado Carlo. Quando Kay fala com ele a sós ele nega as acusações, uma resposta que ela aparesse aceitar. Kay vê outros mafiosos fazendo gestos de respeito a ele, mostrando um tratamento similar ao recebido por seu pai, antes que a porta do escritório é fechada.

Coppola e a Paramount

Francis Ford Coppola não era a primeiro escolha para dirigir o filme. O diretor Sergio Leone recebeu uma oferta para dirigir, porém recusou para fazer uma de suas obras primas, Once Upon a Time in America.O filme também foi oferecido a Peter Bogdanovich, porém ele também recusou. De acordo com Roger Evans, chefe da Paramount Pictures na época, Coppola inicialmente também não queria dirigir por temer que a máfia e a violência ficassem gloricadas, e assim manchassem seus antepassados sicilianos. Por outro lado, Evans queira um ítalo-americano dirigindo porque em sua pesquisa mostrou que os filmes sobre a máfia anteriores foram dirigidos por americanos e não rederam muito dinheiro. Quando Coppola chegou a ideia que o filme podia ser uma metáfora para o capitalismo americano, ele decidou aceitar o trabalho.Na época, Coppola já havia dirigido oito filmes e vencido um Oscar de Melhor Roteiro Original em 1971 por Patton.Coppola estava em divida com a Warner Bros. em um valor de US$ 400.000 após os estouros no orçamento do filme THX 1138, de George Lucas que Coppola produziu. Licas o convenceu a dirigir The Godfather.
Houve grandes discuções entre a Paramount e Coppola, com ele sendo quase despedido em várias ocasiões. A PAramount afirma que o ceticismo se deu devido ao começo defícil da produção, embora Coppola afirme que as primeiras semanas foram muito boas. O estúdio achou que ele não conseguia seguir o cronograma e hastava muito dinheiro em coisas desnecessárias. Dois grandes produtores tentaram convencer outro diretor a assumir o lugar de Coppola. Mesmo com toda a pressão, ele foi capaz de defender suas decisões e se manter no emprego.
A Paramount estava com problemas financeiros na época e desesperadamente estavam procurando por um "grande sucesso", isso explica a pressãp que Coppola estava sofrendo durante a produção. Eles queriam que The Godfather fosse atrativo para o grande público e ameassaram Coppola para fazer um filme mais emocionante. Ele adicionou algumas cenas mais violentas para deixar o estúdio mais feliz. A cena em que Connie quebra os pratos de sua casa após decobrir que seu marido a está traindo é um exemplo.

Escolha do elenco
As escolhas de Coppola para o elenco não foram populares com os exrcutivos da Paramount, principalmente Marlon Brando como Vito Corleone. Os dois primeiros candidatos de Coppola para o papel eram Brando e Laurence Olivier, porém o agente de Olivier recusou dizendo "Lorde Olivier não está trabalhando. Ele está muito doente. Ele vai morrer logo e não está interessado." (Olivier viveu por mais 18 anos). A Paramount , que queria Ernest Borgnine, proibiu Coppola de escalar Brando, citando dificuldades com ele em filmes recentes. um executivo propôs Danny Thomas, já que Don Corleone era um "homem de família". Em certo ponto o presidente da Paramount disse que Brando nunca iria aparecer no filme. Depois de suplicar aos executivos, Coppola recebeu permissão para escalar Brando apenas se ele recebesse um salário menor, fizesse um teste e prometesse que não iria causar atrasos na produção.Coppola escalou Brando e não Borgnine com base do teste, que também foi aceito pelos lideres da Paramount. Brando venceu um Oscar por sua performance, que ele se recusou a aceitar.

O estúdio queria Robert Redford ou Ryan O'Neal como Michael Corleone, porém Coppola queria um desconhecido que se parecesse com um ítalo-americano, que foi Al Pacino.Pacino não era conhecido na época, tendo aparecido em apenas dois filmes, e o estúdio não o considerava certo para o trabalho,em parte por causa de sua altura. Jack Nicholson, Dustin Hoffman, Warren Beatty, Martin Sheen e James Caan fizeram testes para o papel. Em certo ponto, Caan era a primeira escolha para interpretar Michael, com Carmine Caridi escolhido para fazer Sonny. Pacino recebeu o papel após Coppola ameaçar sair da direção. O estúdio concordou em ter Pacino como Michael sob a condição de Caan interpretar Sonny e não Caridi. Coppola e Puzo mais tarde criaram um papel para Caridi nas sequências.

Bruce Dern, Paul Newman e Steve McQueen foram considerados para fazer Tom Hagen que eventualmente foi para Robert Duvall. Sylvester Stallone fez testes para Carlo Rizzi e Paulie Gatto, Anthony Perkins para Sonny e Mia Farrow para Kay. William Devane foi considerado para Moe Greene. Um então desconhecido Robert De Niro fez testes para Michael, Sonny, Carlo e Paulie. Ele mais tarde interpretou um jovem Vito Corleone em The Godfather: Part II, vencedo um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

Até certo ponto, o filme foi uma grande reunião familiar para Coppola. Carmine Coppola, seu pai, compôs musicas adicionais e apareceu no filme tocando um piano. Italia Coppola, sua mãe, foi uma figurante. Talia Shire, sua irmã, interpretou Connie Corleone. Sofia Coppola, sua filha, interpretou o filho récem nascido de Connie e Carlo e seus filhos fizeram os filhos de Tom Hagen.

 Filmagens
A filmagem principal ocorreu de 29 de março a 6 de agosto de 1971, totalizando 77 dias de filmagens, menos que os 83 originalmente planejados.

Um dos momentos mais chocantes do filme envolvia uma verdadeira cabeça decapitada de cavalo. Grupos de direitos dos animais protestaram contra a cena. Coppola disse que a cabeça do cavalo foi entregue a ele por uma companhia de ração para cachorro, um cavalo não foi morto especificamente para o filme.[2] A cena foi filmada em Port Washington, Nova York.

No livro, Jack Woltz, o produtor de cinema e dono do cavalo, é mostrado como um pedófilo, já que Tom Hagen vê uma jovem garota, provavelmente uma das estrelas de Woltz, chorando enquanto ele sai do quarto de Woltz. A cena foi cortada da versão final do filme, porém pode ser encontrada no DVD.

O tiro que Moe Greene leva através do olho foi inspirada pela morte do gângster Bugsy Siegel. Para fazer o efeito os óculos do ator Alex Rocco tinham dois tubos escondidos nas armações. Um tinha sangue falso e o outro uma bala impulsiona por ar comprimido. Quando a arma foi disparada, o ar comprimido atirou a bala pelas lentes, quebrando-as por dentro. O outro tubo então soltou o sangue falso.

A cena do assassinato de McCluskey foi feita fazendo-se uma testa falsa e colocando-a no ator Sterling Hayden. Um buraco foi feito no centro, enchido com sangue falso, e cobert por próteses. Durante as filmagens um botão foi acionado e um buraco apareceu na cabeça de Hayden.

A cena de abertura do filme é um longo zoom saindo do rosto do personagem Bonosera e indo parar atrás de Vito Corleone. O zoom, que dura três minutos, foi feito com lentes controladas por computador criadas por Tony Karp.

Comentários

Tudo Sobre Games a 10 anos no Ar!






Big Blogg Gamer 1

Big Blogg Gamer 1
Veja a primeira edição

Big Blogg Gamer 2

Big Blogg Gamer 2
Segunda edição do Reality

Big Blogg Gamer 3

Big Blogg Gamer 3
Terceira edição do Reality

Big Blogg Gamer 4

Big Blogg Gamer 5

Big Blogg Gamer 6


Big Blogg Gamer 7