Além da simplificação de golpes, "Street Fighter V" ganhou novidades nas mecânicas. Sai de cena o Focus Attack (que em "SF IV" era um comando feito apertando os botões de soco e chute médios juntos) e entram os V Skills. Essas habilidades são acionadas apertando os dois botões médios e permitem que cada lutador faça um ataque único.
A Chun-Li por exemplo, faz um salto para frente que acerta o adversário, Ryu pode aparar um golpe do adversário, Bison reflete magias de adversários e Nash absorve projéteis e ganha um pouco de energia para sua barra de Critical Arts (em um movimento muito parecido com um golpe do Villager, de "Smash Bros.", que tem a mesma função).
Além das V Skills "Street Fighter V" adiciona também uma mecânica chamada V Trigger, uma barra de energia que é preenchida ao levar golpes. Ao completar esta barra, o jogador pode apertar os dois botões fortes para acionar um efeito especial único para cada personagem.
No caso de Ryu, seus ataques ganham propriedades elétricas e ficam mais fortes, capaz inclusive de deixar o alvo tonto mais rapidamente e, vulnerável a mais ataques. Já os golpes básicos de Chun-Li acertam diversas vezes, facilitando o encaixe de combos longos e mais poderosos. Bison, fica mais rápido e sua corrida vira um teletransporte. Já Nash pode usar sua barra para teletransportar para frente, costas ou acima do inimigo.
Ou seja, os comandos e as propriedades são fáceis de serem entendidos e usados, mas não é tão fácil se tornar um mestre nelas.
Em "Street Fighter IV" os lutadores tinham sempre pelo menos dois golpes especiais, divididos entre Super e Ultra Combo. Já em "Street Fighter V" existe apenas um golpe do tipo, chamado Critical Art. Para desferir um Critical Art é necessário preencher uma barra que vai aumentando conforme você desfere golpes no adversário.
Porém, diferente de um Super Combo, os Critical Arts causam muito dano e pode se tornar um golpe decisivo para uma luta.
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