ESPECIAL: Mangá e Anime de Street Fighter

O MAIOR SUCESSO CULTURAL DOS JOVENS.
Lançado no Japão em 1993 e com apenas 8 episódios a mini-série "Street Fighter II Manga" foi precursora de Street Fighter em quadrinhos". A série foi publicada por Tokuma Shonen Publishing e desenhada por Masaomi Kansaki (autor de Flag Fighter).

O mangá tem traços parecidos com os de Dragon Ball e foi muito pouco divulgado. Mas de todo modo, a história relata um torneio que se realiza na ilha de Shad (?). Esta ilha é um centro de corrupção no mundo e as drogas e armas são sua principal atividade. A ilha era regida por quatro reis (?): Balrog, Vega, Sagat e Bison.

Eles se encarregavam do terrorismo internacional e de novas drogas. E nesta ilha todo ano era realizado um torneio de Street Fighter's. Alguns participavam pelo prêmio, outros participavam por outras razões como vingança, trabalho, descobrir o fim de um mistério ou simplesmente se tornar mais forte.

Um dos participantes é Ryu, que entra no torneio para descobrir a resposta da pergunta que seu mestre deixou antes de morrer: Qual é o verdadeiro significado da vitória? (praticamente o mesmo de SF Alpha). Assim começa o torneio que vai revelando respostas para estas interrogações, e mostrando os passados de cada um dos participantes e a influência deste torneio em sua vida particular.

Muito provavelmente esta série fez com que a Capcom abrisse os horizontes de Street Fighter além dos jogos de Arcade. Sua importância é grande, mas é a de menor sucesso e repercussão dentre todas as séries de SF, principalmente por ter sido a primeira. Quem souber e tiver mais informações, nos comunique que estará aqui com créditos.

Aqui estão as capas de duas das oito edições deste primeiro mangá de Street Fighter. Os títulos estão em alemão:


PERSONAGENS:
RYU:
Ryu é uma andarilho difícil de ser encontrado por qualquer um. Ele vive viajando pelo sudeste asiático para testar suas técnicas de luta. Treinado desde pequeno por seu mestre, ele tenta sempre um novo desafio para aperfeiçoar suas habilidades. Ryu, e seu melhor amigo Ken, foram treinados juntos pelo mestre Gouken, irmão de Akuma, no Japão mas possuem um estilo próprio característico. Quando Bison sequestra Ken, Ryu se torna uma figura importante para quase todos os personagens. Sua principal característica é a frieza diante de algumas situações e sua incrível perseverança, mesmo quando tudo parece perdido.















 
KEN:
Ken Masters é filho de um poderoso empresário americano e de mãe japonesa. Quando pequeno seu pai o envia a terra da mãe para não se tornar um garoto mimado e é aí que conhece Ryu. 

Anos de treinamento o valeram ser o Campeão Americano de Artes Marciais, criando um estilo próprio de luta. Levando uma vida simples ao lado da namorada Elisa, encontra novos desafios ao ser sequestrado por Bison, onde terá que superar todas as dificuldades em nome da amizade com Ryu.

















GUILE:
O coronel Guile é pego de surpresa quando Chun Li pede sua colaboração para prender Bison. Orgulhoso demais, ele reluta no começo pois pensa em se vingar da morte de seu melhor amigo cometida por Bison com as próprias mãos, mas é convencido pelo charme de Chun Li. 

Guile acha que pode enfrentar Bison no corpo à corpo. Bison provará que isso não é possível e o coronel das Forças Armadas Americanas dependerá, mais do que nunca, da ajuda de Ryu e Ken.

AKUMA:
Akuma, ou Gouki no Japão, é sem dúvidas o personagem mais misterioso do longa. Tendo habilidades sobre humanas e com uma força mental não menos potente, ele "ajuda" a manifestar o Dark Hadou em Ryu para que Ryu se transforme na mesma figura que ele - Akuma foi possuído por seu lado negro. O encontro com o lutador japonês pode mudar os rumos de ambos dependendo do controle de Ryu sobre sua força. Estimasse que Akuma tenha assassinado o mestre de Ryu e Ken, mas isso o é confirmado durante o longa.


ROSE:
A misteriosa mulher que faz pequenas aparições durante os treinos de Ryu, na verdade o ajudará a encontrar o caminho para o bem. Dotada de poderes psíquicos, Rose alerta Ryu dos perigos do Dark Hadou e se preocupa ao ver ele cada vez mais perto da "carta da morte". Rose será peça importante para Ryu entender que precisa controlar a força negra que toma posse de se corpo se quiser resgatar Shun e salvar outros Street Fighter's do sádico Sadler.






GOUKEN:
O mestre de Ryu e Ken, Gouken, juntamente com seu irmão Akuma, foi introduzido nas artes marciais do Karate Shotokan por seu grande mestre e ídolo, Goutetsu. Entretando, diferentemente de seu irmão, Gouken não adotou o estilo de violência inerente. 


Com Akuma dominado pela força negra do Dark Hadou, Gouken criou uma versão "light" do Shotokan em que priorizava a auto-defesa, disciplina rígida e a valorização pessoal. Gouken foi morto por seu irmão Akuma em uma batalha "pela vida", segundo o próprio. O visual apresentado de Gouken no anime é bastante diferente das artworks oficiais da Capcom.

SAKURA:
Sakura, uma estudante da Tamagawa Minami High, tinha uma fascinação pelas artes-marciais, em especial por Ryu. Apesar da sua pouca idade e de seu estilo informal de treinamento, ela foi manejada para duplicar muitas técnicas do Shotokan, mas seus ataques são rápidos e menos efetivos. 

Atrapalhada por sua falta de experiência, ela ficou conhecida por lutar contra pessoas com muito mais idade, além de lutadores mais fortes para praticar suas habilidades.
 
CHUN LI:
Agente da Interpol, Chun Li se une a Guile para vingar a morte de seu pai cometida por Bison. Mesmo com um forte sentimento de dever à cumprir, ela buscará fazer o chefe da ShadowLaw pagar, nem que para isso tenha que enfrentar o sanguinário assassino espanhol Vega e suas garras super afiadas. 

Outro fato importante que Chun Li participa é do tão polêmico banho, o que fez com que o anime tivesse mais de uma versão e fossem vendidas separadamente (versão infantil e versão adulta), nos Estados Unidos.

BLANKA:
Blanka é resultado de uma mutação genética sofrida quando estava perdido na floresta amazônica. 

Apesar de não saber, seu nome é Jimmy e sua nacionalidade é americana. 

O avião que trazia o pequeno Jimmy e seus pais caiu na floresta brasileira no passado. Assim, Blanka criou um estilo de luta peculiar, onde pode desde subir em paredes devido a sua grande agilidade como dar descargas elétricas em seus oponentes, inclusive Zangief. 

CAMMY:
 
A agente especial da divisão MI-6 Britânica (serviço secreto) é uma das vítimas das lavagens cerebrais de Bison. Cammy parece de certa forma "hipnotizada" pelo Psycho Power de Bison, uma vez que seus atos são desmedidos e impetuosos, como o chefão da organização criminosa. Após assassinar o ministro da justiça da Grã-Bretanha, Albert Sellers, é interrogada na Interpol por Chun Li mas alega não se lembrar de nada.

TODAS AS SAGAS EM ANIMAÇÃO:


















Na década de 1990, a marca Street Fighter fez muito sucesso com seus jogos para Arcade e video-game. Com isso a Capcom, dona de seus direitos autorais, resolveu abrir mão de manter apenas um enredo para seus personagens e achou melhor adequálos para cada região do mundo (leia Ocidente e Oriente). Sendo assim muitas séries foram lançadas pelos americanos, japoneses e até brasileiros.

Há, na verdade, três animes (até o momento) oficiais lançados: "Street Fighter II - The Animated Movie" (1994), "Street Fighter Alpha - The Animated Movie" (2001) e "Street Fighter Alpha: Generations" (2005), além do anime de "Street Fighter IV" que será lançado em 2009. São considerados "oficiais" uma vez que foram lançados com aval da Capcom, inclusive encomendados por ela. Mas isso não quer dizer, necessariamente, que eles sejam parte oficial do enredo dos jogos, funcionando apenas como obras baseadas e tendo vários de suas cenas servindo de inspiração para possíveis acontecimentos nos jogos (leia mais sobre Street Fighter II The Movie).

A série mais famosa, chamada de "Street Fighter II - V" (apelidada de Victory), não faz parte desse "pacotão" lançado pela Capcom, sendo um anime baseado na série Street Fighter, mas lançado por empresas particulares. 

Nos EUA, o filme lançado e a série de desenho dão como protagonistas o personagem Guile. Há muita diferença entre Street Fighter no Japão e nos EUA. Até mesmo os jogos sofrem com as estranhas mudanças de nomes (no Japão é Street Fighter Zero e nos EUA é Street Fighter Alpha; ou mesmo os personagens: Balrog (JAP)-Vega (EUA), M.Bison (JAP)-Balrog (EUA), Vega (JAP)-Bison (EUA) e Gouki (JAP)-Akuma (EUA);). Sendo assim, temos as seguintes animações baseadas em Street Fighter lançadas: Lançadas pela Capcom em parceria com a Manga Entertainment:
. Street Fighter II - The Movie (1994)
. Street Fighter Alpha - The Movie (2001)
. Street Fighter Alpha Generations (2005)

Lançadas pela Capcom em parceria com o Studio 4°C:
. Street Fighter IV (2009)

Lançado pela Amuse Entertainment:
. Street Fighter II - V (1995)

Lançado pela InVision Entertainment:
. Street Fighter - Code of Honor (1995/1996)

AGORA NOS VÍDEO GAMES:
 
Com os avanços tecnológicos dos dias atuais, o entretenimento tem com certeza um papel de destaque nesses avanços. E os video-games não se excluem disso também. Assim, personagens de jogos acabaram "ganhando vida" em produtos como bonecos, camisetas, filmes, desenhos, etc... e se você falar de jogos de luta, não pode deixar de falar do mais famoso de todos os tempos: Street Fighter! Com todos esses produtos, os personagens Ken, Ryu e cia

Vem ganhando fãs a cada dia. Já há pessoas que gostam do universo de Street Fighter sem nunca ter se quer jogado o game. Isso acontece porque é um mundo cativante e muito carismático.
 
Nas sessões deste site você poderá encontrar informações que reunimos na Internet sobre os animes de Street Fighter, dando ênfase claro aos dois mais importantes para os fãs: Street Fighter II - The Movie e o mais recente Street Fighter Alpha. Espero que vocês gostem e me mande e-mails com novidades que eu as colocarei aqui no site. Boa Navegação! (NYSP) 

IMAGENS:

VÍDEOS:



MATÉRIA ESPECIAL DO TUDO SOBRE GAMES
EDITADA POR: HELBERT OLIVEIRA
IMAGENS: WEB
DETALHES: WEBs

Comentários

Tudo Sobre Games a 10 anos no Ar!






Big Blogg Gamer 1

Big Blogg Gamer 1
Veja a primeira edição

Big Blogg Gamer 2

Big Blogg Gamer 2
Segunda edição do Reality

Big Blogg Gamer 3

Big Blogg Gamer 3
Terceira edição do Reality

Big Blogg Gamer 4

Big Blogg Gamer 5

Big Blogg Gamer 6


Big Blogg Gamer 7