"Destiny" acerta com simplicidade, mas falta conteúdo; análise


Destiny esconde, na simplicidade de seus controles e esign, a complexidade de um jogo de tiro bem executado. A primeira hora do game apresenta com naturalidade os sistemas de evolução, multiplayer e combate - todos regidos por menus limpos, diretos e didáticos. A partir da quinta ou sexta missão da história principal, fica notório o capricho na construção dos mapas, balanceados de maneira que as partidas cooperativas, singulares ou competitivas coexistam em perfeição. A essa altura, a paixão por Destiny é inevitável.

Como em um romance tórrido, porém, a parte do amor fulminante se vai tão rápido quanto chegou. Não demora muito para notar que a história do novo jogo da Bungie, criadora da série Halo, é uma mera desculpa para situar o jogador em universo futurista. A narrativa é confusa e pouco explicada (todo o detalhamento acontece fora do jogo), e é um simples embate do bem contra o mal - no caso, os Guardiões contra os Fallen. Por mais que tenha usado vozes famosas para personagens importantes (Peter Dinklage e Bill Nighy, por exemplo), Destiny não liga para os próprios personagens e, por alguns momentos, parece que não liga para quem está com o controle na mão. Afinal, qual o intuito de jogar um game que não mostra onde a história vai chegar?

A resposta para essa pergunta aparece quando as missões cooperativas acontecem e, sem notar, a sua jornada está em pleno desenvolvimento. Você procura avançar na campanha principal não para terminar a história, mas para evoluir seu personagem e se reunir com amigos em outras empreitadas. É inevitável se sentir frustrado com a pouca profundidade do roteiro apresentado, mas no fim, você acaba escrevendo contos próprios e se vê envolvido pela facilidade que é jogar Destiny. E por mais controverso que pareça, a história que é criada pela jogatina ao lado de amigos se torna mais interessante do que a ficção que um dia a Bungie quis apresentar.

Não estamos sós
A forma como Destiny exige a socialização do jogador é tão natural quanto sua curva de aprendizado. Não há como aproveitar o jogo offline, mas a partir do momento em que entramos no ambiente online, o costumeiro desequilíbrio entre os usuários some. O pessoal de nível mais avançado pode até dividir missões com inexperientes, mas todos os objetivos são listados com uma progressão que permite a familiarização com os sistemas de controles e evolução. Dessa forma, aquele que nunca jogou um game com exigências online estará envolvido com a proposta da Bungie sem notar. Melhor ainda: o desafio de melhorar o personagem é palpável, pois nenhum avanço parece inalcançável.

Para instigar o jogador em um mundo quase sem história e movido pela interação entre usuários, a Bungie aperfeiçoou tudo que apresentou em Halo no quesito jogabilidade. Os controles continuam intuitivos e conversam de forma perfeita com o combate equilibrado de Destiny. É possível se especializar em um estilo (warlock, hunter e titan) e todos eles exigirão um domínio de técnicas de tiro curto, melee e tiro longo. A mistura desses tipos de luta acontece, principalmente, pela construção dos mapas, feitos para comportar todos os tipos de personagem e partidas online. A Bungie também repete a dose na trilha sonora, que assim como na série de Master Chief, é marcante em todos os momentos.

O momento onde todos esses quesitos se unem de forma harmônica acontece no modo Strike. A ideia é simples: cumprir uma missão junto com alguns amigos. A partir daí, os elementos citados anteriormente se tornam um e conversam com a proposta de simplicidade apresentada desde o início. Não há como jogar apenas uma vez, é difícil parar de evoluir seu personagem ou largar os seus companheiros de jornada. A decepção chega quando não há mais material para explorar, pois a sensação de grandeza nos mapas de Destiny dá a impressão de que há um mundo inexplorado em cada uma das fases.
Fonte: UOL

Comentários

Tudo Sobre Games a 10 anos no Ar!






Big Blogg Gamer 1

Big Blogg Gamer 1
Veja a primeira edição

Big Blogg Gamer 2

Big Blogg Gamer 2
Segunda edição do Reality

Big Blogg Gamer 3

Big Blogg Gamer 3
Terceira edição do Reality

Big Blogg Gamer 4

Big Blogg Gamer 5

Big Blogg Gamer 6


Big Blogg Gamer 7